PIOMETRA : uma infecção uterina que pode até matar!
ATENÇÃO !!!
Essa super guerreira de 10 anos é a Luna ! Veio até a Clínica por indicação da nossa super parceira Casa da Lavoura. A Luninha havia parado de se alimentar , estava muito apatica, vomitava muito e estava com muita secreção saindo da vagina. Após alguns exames (clínicos e laboratoriais) diagnosticamos PIOMETRA.
A Piometra é uma infecção do útero que tem maior probabilidade de ocorrer em fêmeas mais velhas e pode ocorrer tanto em cadelas quanto em gatas também (mesmo que em menor incidência ) . Devido à essa Piometra a Luna também teve uma lesão renal grave e precisou além de passar por uma cirurgia de emergência, ficar internada e receber um tratamento super intensivo.
Bom, a Luna ficou bem ... já está em casa e se recuperando, mas nem sempre a história não tem esse final feliz e muitos animais acabam morrendo.
Quer evitar este problema? Castre seu animal o quanto antes !
Lembre-se de sempre fazer isso em uma clínica de confiança e que ofereça todo aparato para que seu melhor amigo tenha total condição de se recuperar bem.
A INVASÃO DOS GATOS
É notável, que a população de gatos nas residências tem aumentado ano a ano. Estes dados podem ser confirmados com o crescimento de produtos especializados e especialistas também nesta área. A falta de tempo, a restrição de espaço e o incomodo que os latidos podem causar, muitos vezes fazem com que aqueles que querem uma companhia acabam optando por gatos ao invés de cães.
Proprietários de gatos são extremamente exigentes e provavelmente por isso esta é uma área da linha pet que está em plena ascensão. Muitas vezes por preconceito muitos dizem não gostar de gatos, mas, quase todos aqueles que optam por adotar ou comprar um gatinho acabam se apaixonando. Gatos são afetuosos, brincam com seus proprietários, mas, não é e nunca vai ser um cachorro pequeno que não late!
QUANTO TEMPO VIVE UM GATO?
Em média de 11 a 12 anos, isso é uma média, varia com o estilo de vida, etc.
GATO TEM 7 VIDAS?
Não! Só uma mesmo. Esta história de 7 vidas veio devido às diversas formas de adaptações que os gatos sofrem para sobreviver e maus tratos que passaram e suportaram. O número sete, uns dizem ser cabalístico outros dizem ser um mistério, outros um acaso. Mas a verdade é que vida mesmo é só uma!
GATO TEM QUE VACINAR?
Sim!
1ª dose : 70 dias de vida : V-3 / V-4 / V-5
2ª dose : 100 dias de vida : V-3 / V-4 / V-5
3ª dose: 120 dias de vida : Anti – rábica.
Após o esquema vacinal completo, uma vez por ano e sempre na data da primeira dose é necessário retornar ao veterinário para aplicar o reforço da vacina.
Lembrando da importancia de sempre testar o animal contra FIV/FeLV antes de vacinar.
VANTAGENS DE SE TER UM GATO EM CASA
ö São mais higiênicos ö São mais silenciosos ö Exigem um espaço mais reduzido
ö Pessoas que possuem gatos reduzem de 30 a 40 % as chances de morrerem por doenças cardiovasculares e diminuem riscos de derrame
ö Afagar um gato é relaxante e desfrutar de sua companhia reduz pressão arterial
ö Você não precisa leva-lo para passear
ö Brincam com você, mas, também se divertem sozinhos com seus brinquedos.
Foto: nossa querida paciente Chanel ( Tutora: Cinthia Goulart)
Fonte: Tathiana Mourão (Médica Veterinária especializada em Medicina Felina)
COPROFAGIA : o péssimo hábito do pet comer fezes!
É uma queixa tão comum que as vezes a coprofagia (prática de comer fezes) tenta ser resolvida ali mesmo na recepção da clínica e no petshop quando na verdade deveriam parar na mesa de atendimento do veterinário. Muitas vezes os animais jovens e filhotes podem por curiosidade desenvolver essa prática nem um pouco higiênica de comer suas próprias fezes ou até mesmo as fezes dos companheiros. Mais comum em raças pequenas com shih-tzus, yorkshires,lhasa-apsos, etc a coprofagia pode ser a manifestação de algumas patalogias. Mais raros, porem não impossíveis, gatos também podem desenvolver este distúrbio de comportamento.
ALGUMAS CAUSAS DE COPROFAGIA |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Algumas medidas a fim de se tratar ou pelo menos amenizar esse distúrbio podem ser tomados, por exemplo:
- Manter as caixas sanitárias dos gatos em locais elevados onde os cães não alcancem;
- Evite confinar os cães nos locais ondem eles normalmente defecam;
- Passeios diários para evitar o estresse e estimular que realizem suas necessidades fora de casa é uma dica (sempre se lembrando de recolher as fezes do seu animal pois ninguém gosta de pisar na sujeira alheia);
- Algumas medicações próprias para coprofagia tornando as fezes com sabor desagradável e portanto ruim no momento em que o animal for abocanha-la;
- Alterar a dieta do animal.
Ultrassom : um exame muito importante na veterinária.
A ultrassonografia é um exame simples que vem sendo muito usado na veterinária, através dele é possível visualizar todos os órgãos do abdome do seu animalzinho, se estão normais ou se apresentam qualquer alteração. É utilizada para constatar prenhes e acompanhar o pré-natal, assim podendo ver como estão os filhotinhos e a previsão do parto da sua cadelinha. É um exame que não acarreta dor alguma ao animal e dura em media meia hora.
Para a realização do exame é necessário a preparação, como jejum alimentar e administração de um anti gases .
É um exame muito importante e também muito simples que auxilia o médico veterinário a diagnosticar algumas doenças importantes.
Desde Dezembro , a Petcare, já disponibiliza este exame de imagem tão importante tanto na medicina humana quanto na veterinária.
Agende um horário e mantenha a saúde do seu animalzinho com a qualidade e o conforto que você já conhece.
TOXOPLASMOSE: O vilão NÃO é o gato!
O que é Toxoplasmose? É uma zoonose transmitida pelo parasita Toxoplasma gondii presente no mundo todo e que aproximadamente 50 a 80% dos brasileiros já tiveram (mesmo sem nem saber).
Como nos contaminamos com Toxoplasmose? A contaminação ocorre pela ingestão dos oocistos, que ocorrem principalmente: carne crua ou mal cozida ,verduras ou frutas mal lavadas, fezes de gatos contaminados com a doença recentemente.
Estou grávida, preciso encontrar outro lar para meu gatinho? Bom, se você não ingerir as fezes do seu gatinho, limpar diariamente sua caixinha de areia (pois as fezes só se tornam infectantes entre 1 a 5 dias depois que foram liberadas no ambiente) e evitar que seu gato saia de casa para caçar, não! Ou se você já tiver anticorpos contra a doença também.
Existem mitos sobre o gato, porém, ele não é o grande vilão! Realmente ele é o hospedeiro definitivo, porém se seu gato não sai de casa para caçar, come somente ração ou comida cozida e você limpa diariamente sua caixa de areia, não há porque você doar seu bichano. Mesmo que seu animal já tenha tido toxoplasmose, você sabia que ele libera estes oocistos em suas fezes por somente 1 mês (aproximadamente) após a primeira contaminação?!Não?Pois é ... depois disso ele adquire anticorpos e mesmo que tenha novo contato com o T.gondii ele não liberará mais nas fezes.
Alguns cuidados podem (e devem) ser tomados por grávidas e pessoas imunodeprimidas, mas se livrar do seu companheirinho não é uma delas. Bom... esta conversa da pano pra manga, então vou resumir. Não tem imunidade contra toxoplasmose? Tome alguns cuidados:
- não coma carne crua ou mal cozida
- lave bem as frutas e verduras que for comer
- lave bem as mãos com água morna e sabão
- limpe a caixa de areia do seu gato todos os dias
- ofereça ao seu gato ração de boa qualidade
- evite que seu gato fuja de casa